Festas de fim de ano das empresas são sempre bem-vindas. É importante mostrar gratidão, comemorar o ano que passou e simplesmente ter um momento de descontração! Além disso, a confraternização de fim de ano é um ótimo meio de os colaboradores socializarem, não é verdade?

Outro benefício dessas festas é elevar moralmente o pessoal da empresa, incentivando-os em termos de produção. A imagem da empresa também pode se beneficiar bastante desses eventos. Mas você sabe como organizar e planejar uma festa desse tipo? Nós separamos aqui algumas ótimas dicas para você fazer bonito neste ano!

1. Selecione o local da confraternização de fim de ano

Escolher o lugar ideal para esse evento empresarial poderá ser crucial para fazê-lo ser bem-sucedido. Até porque, não é muito produtivo locar espaços que não disponham de muita estrutura. Ou mesmo que não tenham uma boa localização para o pessoal chegar, concorda?

Locais perfeitos para a confraternização de fim de ano são aqueles que garantem, primeiro, segurança. A estrutura do lugar precisa ser bem satisfatória também para que tudo corra bem. Procure um local que apresente ótima conservação e onde se possa realizar atrações diversas.

2. Deixe definido se acompanhantes estão liberados

Você deve ter, ao menos, uma ideia de quantas pessoas serão convidadas para o evento de fim de ano. Isso é fundamental, então, faça um cálculo de quantos colaboradores comparecerão. E decida se será permitido que eles levem companhias – cônjuges, família ou amigos.

Ao liberar a presença de acompanhantes na confraternização de fim de ano, considere a verba estipulada para a festa. Verifique também como é essa questão perante a cultura da empresa. Se a equipe valoriza muito a família como essência na vida de cada colaborador, inclua os familiares nos convites.

3. Planeje muito bem o cardápio de comida e bebida

Alimentação é uma das questões mais importantes nas festas em geral. Isso varia muito conforme o tamanho de cada evento, claro. Mas, de acordo com o tom da comemoração, inclua buffets completos ou então somente coquetéis. Mas que seja tudo de boa qualidade!

Qual tipo de bebida servir? Pode-se usar a criatividade, mas as básicas são água, refrigerante e suco. Caso opte por ter bebida alcoólica, garanta que sejam servidas depois de certa hora. É um cuidado a mais para que todo mundo chegue em casa seguro.

4. Ofereça premiações especiais ou entregue brindes

A confraternização de fim de ano representa uma ótima ocasião para o reconhecimento do trabalho do grupo todo. Deixe claro, por meio da celebração, que todos ali são fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

Então, eis uma boa oportunidade para presenteá-los por toda colaboração. Podem ser premiações destinadas às pessoas que tiveram desempenhos especiais em algum sentido. Você pode entregar brindes a todos os convidados, ou mesmo fazer um sorteio!

5. Promova também algumas atrações interessantes

Claro que não se trata de algo obrigatório nas festas de empresas. Mas com certeza contar com alguma atração especial será um complemento excelente! A atitude também colabora para mostrar a dedicação que você teve em organizar o evento.

Conforme o perfil e segmento da empresa, conte com uma banda ou DJ, apresentações teatrais ou outros recursos. Se a família do pessoal estiver presente, a opção também pode incluir algo que agrade ao público infantil.

6. Realize uma pesquisa de satisfação bem planejada

Saber o que os colaboradores acharam da confraternização de fim de ano é importante. Isso pode ser feito com pesquisas de satisfação. Assim você tem um feedback que ajudará a tornar a próxima festa melhor ainda!