Quem organiza um evento corporativo não costuma perceber, porém o pós-evento é quase tão crucial quanto o decorrer dele. Esta é a hora perfeita para você obter feedbacks de visitantes e clientes. Assim como analisar seu desempenho e o balanço do investimento feito. Após tanto esforço para fazer o evento acontecer, é normal querer descansar um pouco.

Porém, não deixe para depois as tarefas que ainda falta executar. Caso contrário, elas podem ser adiadas por muito tempo e já não terão a eficiência esperada. Desde seu planejamento, então, já liste tudo o que tem de ser feito ao finalizar o evento. Assim nada ficará pendente para você poder melhorar no próximo. Confira como obter esse feedback!

Promova uma enquete geral do evento corporativo

Sem o feedback não temos como saber o que os visitantes pensam sobre as diversas fases do evento. Podem ser workshops, apresentações, palestras ou coquetéis e pausas para o café, o que eles opinam a respeito? Coletar essas informações é o ideal, a fim de que se analise a eficiência de cada etapa realizada. Tudo correu exatamente conforme o planejamento feito?

Realizar um feedback do evento corporativo dividido por diferentes fases dele ajudará você em vários sentidos. Inclusive a ter uma ideia geral do que pode ser modificado mesmo durante os dias de evento. No final, essa informação poderá ser adicionada às avaliações após o evento. Assim, você faz um comparativo dos dois momentos.

Realize essas enquetes com clareza e objetividade. Os visitantes têm de estar confortáveis em respondê-las. Então isso não pode exigir-lhes muito tempo, nem afetar o desempenho de suas tarefas diárias. Concentre-se nos aspectos que realmente importam e são cruciais ao desenvolver a sua avaliação.

Presenteie visitantes que se dispuseram a responder

É claro que há diferentes maneiras de se obter feedback após o evento corporativo. Você não tem como assegurar-se de que grande parte dos visitantes atenda ao questionário. Nem que eles transmitam todas as informações que você quer receber a fim de bem avaliar seu evento. Portanto, use sua criatividade para levá-los a colaborar respondendo.

Sugerimos, por exemplo, que você presenteie com um brinde todo visitante que der um feedback atencioso a vocês. Pode ser um brinde singelo, quanto a isso não se preocupe. Garanta que eles respondam e também deixem seu nome e contato.

Uma ideia que também pode ser colocada em prática é promover um sorteio ao término dos eventos. Mas estipule algumas regras. Por exemplo: somente participarão do sorteio as pessoas que deram feedback a respeito de cada item. Além de terem dado suas opiniões em geral sobre o evento, no final da avaliação.

Elabore avaliações que sejam visualmente atrativas

Uma excelente forma de apresentar suas questões, obtendo assim feedbacks de mais qualidade é inserir mídia ao formulário. Utilize vídeos do evento, assim como imagens neste espaço. Afinal, os visitantes às vezes distraem-se e não absorvem 100% do que foi apresentado, mostrado ou exibido em espetáculos. Alguns podem mesmo ter perdido a performance!

Se essas pessoas reviverem as experiências pelas quais passaram no evento, a informação de seu feedback será mais acurada. Coloque isso então nas suas pesquisas. É uma oportunidade de despertar o olhar e o interesse do visitante após a passagem da empolgação do momento. Todo evento corporativo tem momentos a serem assistidos novamente.

Realizar um bom feedback após qualquer tipo de evento corporativo é fundamental. Isso deve ser feito no frescor ainda da ocasião. Não espere passar a emoção ligada às experiências do visitante. Invista em perguntas claras, diretas, objetivas. Ofereça algo em troca de suas participações na pesquisa. Assim, a qualidade deste retorno será bem melhor!

Que tal, você gostou de nossas dicas sobre como obter o melhor feedback para melhorar sempre seus eventos? Esperamos que isso lhe traga ótimos benefícios. Aproveite e siga-nos no Instagram! Temos sempre novidades a oferecer para você.