Fim de ano só costuma ficar completo com as festas de família. E as confraternizações da empresa também são sempre marcantes! Isso vale para empresas grandes, médias ou pequenas. Vale a pena investir em confraternização de fim de ano, agradecendo a todos que colaboraram nos negócios naquele ano.

E não é essencial que a festa seja grande ou custosa, às vezes, a simplicidade encanta com muita criatividade. O fundamental é que ela aconteça. Mas como ter ideias e escolher os temas da celebração? Daremos a você algumas boas dicas de como chegar a um tema bem interessante!

Planeje muito bem para poder imaginar os temas

Eventos, em geral, demandam planejamentos bem realizados. É uma ótima maneira de manter os pés no chão ao escolher o tema da confraternização de fim de ano. Tendo em mente já alguns temas de que gostou, crie checklists contendo tudo que precisa ser orçado e verificado. Nas listas, anote tudo. Da criação do convite ao serviço de cada fornecedor.

Agindo assim, você previne futuros problemas e imprevistos. Dedique uma atenção especial aos cardápios, pensando muito bem em quantidades. Elabore cardápios condizente com o tema do evento. Os churrascos vão muito bem se você escolher a temática de velho-oeste e cowboys — ou sertanejo, abrasileirando!

Analise o público da confraternização de fim de ano

Outra questão que precisa ser vista logo no início é sobre o público em si. Você deve conhecer o perfil muito bem antes de escolher o tema. Do que eles gostam? Quais tipos de comida e música a maioria prefere? Considere as idades, níveis de instrução e dados socioeconômicos para acertar entre tantas opções de temas.

Uma dica bacana é realizar pequenas enquetes, via e-mail ou caixas de sugestão, a respeito do tema do evento. E sobre os tipos de atração que sejam de seu agrado para a festa. O que eles gostariam de ver no dia? Assim, você mostra que se preocupa realmente com a satisfação e opiniões de toda a empresa.

Pense a respeito de quais são os objetivos da festa

Não importa se é você ou outra pessoa quem está organizando a confraternização de fim de ano. Vocês têm de alinhar-se às metas de sua empresa em relação a esse evento.

Trata-se de uma celebração focada nos colaboradores? Ou a ideia é aproximá-los dos gestores e diretores? Suas famílias estarão inclusas? É um evento formal ou informal? Por meio das respostas você poderá continuar planejando a festa, tendo melhor noção de seu tema. As possibilidades de acertar serão bem maiores.

Procure sempre surpreender os colaboradores

Quer tornar essa confraternização algo de que o pessoal sempre se lembrará? Então, pense em temas e atrações inovadoras. Só não exagere demais nas inovações e na modernidade do tipo de festa.

Senão, a chance de agradar a todos diminui. Não repita, por exemplo, temas já utilizados ou que já estão “batidos”. Mas equilibre a dose de surpresas!

Dedique atenção à qualidade dos fornecedores

Não se esqueça de que a confraternização de fim de ano transmitirá a “cara” da empresa. Levando isso em conta, esteja bem atento à qualidade dos serviços e produtos que adquirirá. Cada fornecedor deve ser cuidadosamente pesquisado e avaliado. Não importa o quanto se gastará com o evento. Isso garante que o tema seja executado com perfeição.

Essas são algumas dicas que, certamente, levarão você a ter mais assertividade na escolha dos temas. Alguns poderão ser riscados da lista ao passar por tais critérios. A confraternização de fim de ano precisa ser inesquecível, original e animada. Portanto, deve agradar àqueles que colaboram, a cada dia, para o sucesso de seu negócio.

Esperamos que você tenha se inspirado com as nossas dicas para a festa do final do ano! Siga-nos no Instagram. Fique por dentro de outras novidades como esta.