Em momentos atuais, os eventos corporativos ganharam uma nova roupagem: a necessidade de coexistir um evento presencial com o online.
Mas afinal, o que é um evento híbrido?
O que caracteriza o evento híbrido é uma interação perfeita entre o público virtual e o presencial, gerando uma experiência positiva e atendendo a todos os públicos de forma amigável e aliada às necessidades atuais de segurança.
O principal motivo para o comparecimento virtual dos seus participantes é o conteúdo. Deve ser um conteúdo relevante e importante para o seu público. Do contrário, as pessoas não perderão tempo assistindo-o.
Vantagens na execução de um evento híbrido
Além de ser uma grande tendência, o evento híbrido traz algumas vantagens em relação ao presencial. Veja algumas delas:
– Conforto de estar em casa: nada como aproveitar o seu espaço e conforto do seu lar para desfrutar de uma palestra ou workshop online;
– Acessibilidade: não havendo a necessidade de locomoção, a acessibilidade para eventos dessa categoria é 100% garantida;
– Dinamismo na comunicação: consegue-se falar com vários grupos diferentes, com linguagens apropriadas, sem segregação;
– Maior alcance de público: as conexões são infinitas. Sem limites de ingressos, há a garantia da participação de centenas de pessoas;
– Acesso imediato: basta haver uma conexão de internet entre o usuário e o evento e pronto! Não é necessário passar pelos processos de portarias, validação de ingressos ou fazer check-ins. Isso faz com que esse tempo seja melhor aproveitado;
– Melhor custo X benefício: eliminação de custos de viagens, hospedagens, locomoção, entre outros, torna esse modelo de evento mais viável financeiramente para os participantes online;
– Impacto na sustentabilidade: com menos pessoas circulando, temos menos desgastes dos materiais, superfícies e menos lixo sendo gerado. Sem falar no impacto de custos de limpeza que, consequentemente, também serão menores;
– Captação de dados valiosos: cada participante deixará suas impressões sobre o evento. Essas reações são informações de grande valor, sendo utilizadas como um banco de dados de insights, reações, participações e etc, auxiliando na mensuração de resultados e no desenvolvimento de futuros eventos.
Dicas para realização e gestão
Para a realização de um evento de sucesso, é necessário analisar alguns processos importantes:
- Contrate uma plataforma de gestão de eventos: ter a captação de todos os dados do seu evento é muito importante. Só assim você tem o controle de todas as etapas e conseguirá ajustar o que for necessário antes que aconteça.
- Considere fatores externos: sociais, tecnológico e políticos
- Estude e escolha a melhor ferramenta para transmissão: é imprescindível que a ferramenta escolhida para transmissão do seu evento atenda a todas as necessidades do mesmo. Lembre-se que o seu público virtual não quer reproduzir a experiência literal de caminhar pelo seu evento. O que seus participantes desejam fazer é assistir um conteúdo rico e ampliar sua rede de networking.
Mas fique atento, isso não significa que você deve tratar os seus públicos de modo diferente. Pelo contrário, você deve garantir que os dois públicos possam desfrutar o máximo do seu evento da mesma maneira. - Estabeleça um budget: o valor do seu budget (orçamento) é o que vai nortear toda a estrutura do seu evento. A quantidade de pessoas que poderá receber no modelo presencial, que tipo de fornecedores você poderá contratar, modelo de buffet (completo ou parcial) e etc.
Plataformas para gestão de eventos
Listamos aqui para você, algumas sugestões de plataformas de gestão de eventos
- Sympla
- E-inscrição
- Lets.events
- Eventbrite
- Evernote
Ferramentas para transmissão virtual
Outro fator super importante, é a escolha da ferramenta onde você vai disponibilizar a parte virtual do seu evento. As principais e mais seguras são:
- Google Hangout
- Ustream.tv
- Cover it Live
- Livestream
- Webinar.com.br
Ainda que se mantenham as exigências de executar um evento à distância, com menor interação de pessoas e limitação de espaço entre elas, o evento híbrido é um modelo de tendência fixa, pois traz diversos benefícios aos organizadores e participantes. Pensar online supre inúmeras necessidades que eventos presenciais não alcançam, gerando bons resultados e retornos positivos.
Agora que você já sabe tudo sobre esse novo modelo de evento, é hora de botar a mão na massa e uma das decisões que você deverá tomar, é a escolha do palestrante. Preparamos uma matéria especificamente sobre esse tema, vem conferir!